Bad breath

Mau hálito

Mau hálito – um problema comum

Se acha que o mau hálito tem origem no estômago, desengane-se. Na verdade, a causa mais comum do mau hálito é a acumulação de bactérias na boca – nove em cada dez casos, o mau hálito tem origem na cavidade oral1. Estas bactérias encontram-se entre os dentes, nas bolsas periodontais e no fundo da língua. Quando estas bactérias degradam as partículas de comida, libertam os chamados gases sulfurados.

O mau hálito não é perigoso, mas o mau odor na boca pode ser embaraçoso e criar situações constrangedoras, tanto na sua vida profissional como pessoal. Poderá provocar-lhe uma sensação de insegurança e falta de confiança sempre que abre a boca na presença de outras pessoas como, por exemplo, em reuniões de negócios ou num encontro amoroso. Ou, ainda pior, poderá não se aperceber de que tem mau hálito, e os seus amigos e familiares sentirem-se constrangidos dizer-lho.

Causas do mau hálito

O mau hálito pode ter inúmeras causas, para além dos compostos sulfurosos que se formam na boca, como sejam a gengivite (inflamação das gengivas), periodontite, boca seca, alimentação pobre em hidratos de carbono e jejum. Além disso, quase toda a gente tem mau hálito de manhã, porque a formação de saliva diminui durante a noite. O mau hálito pode ainda ser desencadeado por comidas muito condimentadas, pelo alho, pelo tabaco e pelo álcool.


Mau hálito da boca

Algumas das causas mais comuns de mau hálito com origem na boca são: 

  • Higiene oral deficiente. Os alimentos que ficam presos entre os dentes são invadidos por bactérias e acabam por apodrecer a menos que sejam retirados. Para prevenir a acumulação de bactérias, é preciso passar regularmente o fio dental nos dentes para além de os lavar duas vezes por dia. Para obter um efeito mais duradouro, pode enxaguar a boca com um elixir.
  • Gengivite e periodontite. A inflamação e a doença das gengivas são geralmente causadas pela formação de placa bacteriana na boca que, por sua vez, pode originar mau hálito.
  • Boca seca. A saliva ajuda a limpar a boca e protege-a das bactérias com mau odor, sendo essa a razão pela qual a boca seca pode contribuir para o mau hálito. Há várias causas para a boca seca, incluindo a desidratação, o stresse, certas doenças e medicamentos.
  • Extracção de dentes. Arrancar um dente pode provocar mau hálito durante alguns dias, enquanto o sangue está a coagular e a ferida a cicatrizar. Nesta altura, uma boa higiene oral ainda é mais importante do que habitualmente. As cáries dentárias ou outras infecções na boca pode ter o mesmo efeito.

O mau hálito causado por outros factores

Alguns dos factores mais comuns do estilo de vida que causam mau hálito são: 

  • Alimentos e bebidas. Os odores do alho, da cebola e de outros alimentos condimentados entram directamente na corrente sanguínea, sendo levados até aos pulmões. Quando expira, esses odores saem, causando mau hálito. O café é outro grande inimigo no que toca ao mau hálito.
  • Tabaco. Se fuma, é muito provável que tenha mau hálito, e a única forma de melhorá-lo é deixando de fumar.
  • Álcool. As pessoas que consomem demasiadas bebidas alcoólicas desenvolvem geralmente um problema de mau hálito. Este facto está relacionado com a forma como o organismo metaboliza o álcool.

1Thrane PS, Young A, Jonski G, et al. A new mouth-rinse combining zinc and chlorhexidine in low concentrations provides superior efficacy against halitosis compared to existing formulations: a double blind clinical study. J Clin Dent 2007; 18(3):82-87.


Prevenção do mau hálito

Na maioria dos casos, é fácil prevenir o mau hálito. O primeiro passo é uma boa higiene oral. Mas lavar os dentes pode não ser suficiente. Deve utilizar também o fio dental ou uma escova interdental para limpar o espaço entre os dentes. Se tem mau hálito, pode utilizar como complemento um elixir como CB12 para enxaguar a boca. O CB12 previne o mau hálito neutralizando os gases sulfurados com mau odor e não apenas disfarçando. Contém acetato de zinco e diacetato de clorohexidina, estando clinicamente comprovado que previnem o mau hálito durante 12 horas após cada utilização1

1 Thrane et al. Zn and CHX mouthwash effective against VSCs responsible for halitosis for up to 12 hours, Dental Health 2009; 48 (3) 2-6.