Dry mouth and bad breath

Boca seca e
mau hálito

Boca seca e mau hálito

O alho, a comida picante e o café são inimigos bem conhecidos, quando falamos de mau hálito. Mas sabia que a boca seca e o mau hálito estão intimamente relacionados? Ter a boca seca significa que não consegue produzir saliva suficiente para ter a boca húmida. A saliva ajuda a hidratar e limpar a boca, ao neutralizar os ácidos produzidos pela placa. Também remove as partículas de alimentos e as células mortas da língua, das gengivas e da parte de dentro das bochechas. Se tem boca seca, ou xerostomia – o termo médico por que é designada – os alimentos e as células mortas começam a decompor-se e produzem os chamados gases sulfurados, que provocam mau cheiro e, consequentemente, mau hálito. A xerostomia afecta aproximadamente uma em cada dez pessoas, principalmente idosos e pessoas que tomam certos medicamentos. A xerostomia não deve ser confundida com a boca seca que ocorre em pessoas saudáveis e é causada por uma noite de sono ou pela desidratação.

Causas da xerostomia

Os principais responsáveis pela xerostomia são vários medicamentos sujeitos a receita médica ou de venda livre como, por exemplo, medicamentos para a pressão arterial, anti-histamínicos, antidepressivos, diuréticos, anti-inflamatórios não-esteróides, entre outros. A desidratação, a radioterapia na cabeça e pescoço e doenças como a síndrome de Sjögren, problemas das glândulas salivares, desequilíbrios hormonais, artrite reumatóide e diabetes também podem causar xerostomia.


“Hálito matinal”

Acordar com a boca seca e com mau hálito depois de uma longa noite de sono é normal e acontece mais ou menos a toda a gente. A razão desse “hálito matinal” é o facto de a produção de saliva diminuir naturalmente durante a noite, tornando a boca seca e como que presa. Dormir com a boca aberta tende a agravar a situação. Embora o sono seja uma das causas mais comuns da boca seca, geralmente a produção de saliva começa a aumentar pouco depois de começar a tomar o pequeno-almoço.


Prevenção da boca seca

Estes passos podem ajudar a aliviar temporariamente a boca seca e o mau hálito: 

  • Beba água com frequência ao longo do dia para evitar a desidratação, mas evite bebidas açucaradas, ácidas ou com cafeína.
  • Mastigue pastilhas elásticas para estimular a produção de saliva. Mas confirme que não têm açúcar, pois o açúcar pode contribuir para o aparecimento de cáries e para o mau hálito. O xilitol, um adoçante natural, pode prevenir a proliferação das bactérias que causam mau hálito.
  • Enxagúe diariamente a boca com um elixir para combater o odor desagradável.
  • Se fuma, está na altura de parar. Não sendo uma causa da boca seca, o tabaco pode agravá-lo. O mesmo se aplica aos cigarros electrónicos, ao álcool e ao café.
  • Experimente um substituto da saliva que contenha xilitol.