How to brush  your teeth

Como escovar
os dentes

Escovar os dentes e higiene oral

Sempre que come alguma coisa, as bactérias existentes na sua boca libertam ácidos que atacam o esmalte dos dentes e causam mau hálito. Quando isto acontece repetidamente, pode levar à formação de placa bacteriana – uma camada incolor e pegajosa que se forma na superfície dos dentes e contém milhões de bactérias. A placa bacteriana é a principal causa das cáries dentárias e, quando endurecida, pode transformar-se em tártaro. A placa também pode irritar as gengivas e causar gengivite, doença periodontal e perda de dentes. Para manter uma boa higiene oral, é muito importante remover a placa, escovando os dentes todos os dias. Escovar os dentes retira os restos de comida, remove a placa da superfície dos dentes e mantém as gengivas limpas, o que previne as cáries e as doenças das gengivas. Idealmente, a escovagem dos dentes deve ser complementada com a utilização diária do fio dental e o enxaguamento com um elixir eficaz.

Como escovar os dentes eficazmente

Eis algumas dicas sobre a forma mais eficaz de escovar os seus dentes: 

  • Escove-os, pelo menos, duas vezes por dia, de manhã a seguir ao pequeno-almoço e ao deitar.
  • Espere, pelo menos, uma hora antes de escovar os dentes, se tiver comido ou bebido algo ácido, pois os ácidos enfraquecem o esmalte. Escovar os dentes sem esperar o tempo suficiente pode danificar o esmalte.
  • Escove os dentes suavemente, com pequenos movimentos horizontais sobre a superfície dos dentes e a linha das gengivas.
  • Não faça demasiada pressão com a escova, pois pode provocar a retracção da linha das gengivas.
  • Segure a escova dos dentes como se fosse uma caneta para evitar fazer demasiada pressão.
  • Substitua imediatamente a escova de dentes quando as cerdas começarem mostrar sinais de desgaste.

Como escovar os dentes das crianças

As cáries dentárias são um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo e frequentemente ocorrem em crianças e adolescentes. Infelizmente, as crianças que têm muitas cáries em pequenas têm muito mais probabilidades de as terem também na idade adulta. Escovar os dentes é a melhor forma de evitar as cáries e manter uma boa higiene oral e, por isso, deverá instituir essa rotina diária assim que o seu filho começar a ter os primeiros dentes. Escolha uma escova para crianças com uma cabeça pequena e cerdas suaves. Utilize uma pasta com flúor para proteger os dentes do seu filho das cáries. As crianças precisam que os pais as ajudem a lavar os dentes até terem idade para conseguirem fazê-lo sozinhas, geralmente por volta dos sete anos.